Os dados estavam já lançados, mas a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021 foi o empurrão que era necessário para mudar a ideia de que “dinheiro na mão é mais seguro”. O avanço da tecnologia, o investimento em segurança digital e o alargamento de plataformas de pagamento online à generalidade do comércio permitiram um crescimento exponencial dos pagamentos digitais.
Em 2023, segundo um relatório do Banco de Portugal publicado em maio, foram processados, em média, 11,6 milhões de pagamentos de retalho por dia (uma subida de 13,7% face a 10,2 milhões no ano anterior) no valor de 2 mil milhões de euros (um aumento de 11,1% comparando com os 1,8 mil milhões no ano anterior).
Quase 90% dos pagamentos (88,9%) foram efetuados com cartão e, destes, mais de metade (53%) foi feito com recurso a “contactless”. Ou seja, este tipo de transações foi, pela primeira vez, o mais utilizado – representando cerca de 47,12% do total -, com um aumento de 31,1% em quantidade e 32,7% em valor desde 2022.
E a tendência é para que haja uma facilitação dos pagamentos cada vez maior. “A tecnologia ‘contactless’, os pagamentos online e as transações móveis estão cada vez mais presentes no dia a dia dos portugueses”, refere o Banco de Portugal no documento.
As transferências imediatas subiram mais de 33% tanto em quantidade como em valor, sendo o instrumento que maior crescimento registou. Além disso, os débitos diretos também cresceram 7,3% e cada uma das transações teve um valor médio de 165,8 euros.
A Eupago, empresa especializada em pagamentos digitais e em débitos diretos, criada em 2015 e supervisionada pelo Banco de Portugal, está na vanguarda deste movimento crescente no nosso país. E a aposta da empresa é mesmo o reforço da segurança dos pagamentos, de forma a deixar os consumidores cada vez mais seguros.
“Na Eupago adotamos medidas robustas para assegurar eficazmente e continuamente a segurança de todas as transações digitais. Utilizamos tecnologias de criptografia avançada, como o TLS, para proteger dados e comunicações, Autenticação Multifator (MFA) e os protocolos de autorização como o OAuth para garantir acessos seguros”, explica o co-CEO da fintech.
Telmo Santos acrescenta que a empresa “monitoriza continuamente as operações com sistemas de deteção de intrusos e ferramentas de análise de eventos para identificar ameaças em tempo real”. “Além disso, investimos continuamente na proteção das nossas aplicações com firewalls específicos e revisões regulares de segurança”, afirma.
“A nossa abordagem inclui ainda políticas rigorosas de gestão de acessos e formação contínua das equipas, de forma a reforçar a proteção contra riscos cibernéticos. Estes esforços permitem-nos oferecer um ambiente seguro e de confiança tanto para empresas como para consumidores”, considera um dos responsáveis da Eupago.
A aposta da financeira portuguesa tem dado os seus frutos no reconhecimento do mercado português. A prova é que a Eupago foi eleita Escolha dos Profissionais em 2024 na categoria “Soluções de Pagamento para Empresas”. Uma distinção que, segundo Telmo Santos, “é um reconhecimento muito importante, pois reforça a confiança e a credibilidade construída junto dos clientes e parceiros”.
“É uma distinção que valida o trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos, focado em soluções inovadoras, na proximidade com os nossos clientes e na excelência do serviço que prestamos. Para nós, este reconhecimento é também um estímulo para continuarmos a investir em ferramentas que simplifiquem os pagamentos e impulsionem os negócios das empresas. Num mercado tão competitivo como o dos pagamentos digitais, ver o nosso trabalho e dedicação reconhecidos pelos profissionais do setor é um grande motivo de orgulho”, afirma o co-CEO.
A Eupago afirma “acompanhar de perto o ritmo acelerado do comércio eletrónico de forma a garantir que os seus clientes têm acesso às soluções de pagamento mais inovadoras”.
“Sabemos que num mercado tão dinâmico, a rapidez na implementação de novas tecnologias é fundamental e, por isso, é tão importante para nós estarmos sempre na vanguarda dos pagamentos, acompanhando as tendências mais recentes do mercado”, sublinha o responsável, que antecipa novidades importantes para 2025, embora também aqui o segredo seja a alma do negócio.
“Com a nossa gateway de pagamentos e soluções como o Buy Now Pay Later (BNPL) e o Open Banking, ajudamos as empresas a integrarem métodos de pagamento que não só respondem às exigências dos consumidores, mas também melhoram a experiência de compra e aumentam a conversão de vendas. Desta forma, ajudamos as empresas a manterem-se competitivas e a responderem rapidamente às expectativas de um público cada vez mais exigente e digital”.