FINTECH QUER COMBATER DESERTIFICAÇÃO COM A DIGITALIÇÃO DO INTERIOR E AUMENTAR A REDE DE 2,5K PARA 8K PONTOS DE VENDA
A Eupago, líder nacional no setor de pagamentos eletrónicos, anunciou hoje a entrada no negócio do retalho dos pagamentos físicos, em Portugal continental e ilhas, com a aquisição da PAGAQUI, uma fintech que detém uma rede de 2.500 pontos de venda – distribuídos por lojas, quiosques, cafés, pastelarias e papelarias.
Com a compra da PAGAQUI à Teya Portugal, o grupo fundado por José Veiga e Telmo Santos pretende expandir os pontos de venda da PAGAQUI para o interior do país, apoiando assim as populações do interior que recentemente viram muitas agências bancárias e serviços de bens essenciais retirarem-se das suas regiões.
“Queremos ser o principal operador de ‘pagamento de contas’ em Portugal e, por isso, vamos investir €2,5M em três anos na expansão da rede PAGAQUI, que se pretende aumentar de 2,5 mil para 8 mil pontos de venda, criando uma verdadeira extensão do mundo digital ao físico em diferentes regiões do país. Em particular no interior para aumentar a coesão territorial e a qualidade de vida da população de áreas com menor densidade populacional”, garante José Veiga, presidente do Grupo Eupago.
Esta operação vai fortalecer a posição da Eupago no mercado de pagamentos, expandindo a sua presença aos pontos físicos, enquanto a PAGAQUI, com foco no atendimento humano e na inclusão digital, complementa a abordagem tecnológica da Eupago, permitindo um alcance mais amplo e um serviço mais personalizado.
UTILITIES E SERVIÇOS DE PROXIMIDADE NO CONTINENTE E ILHAS
Parte desta estratégia inclui o reforço das parcerias com câmaras municipais, onde a PAGAQUI já fornece serviços de pagamentos para utilities, como transportes públicos ou serviços essenciais de água e luz, de forma a expandir colaborações para um nível distrital, incluindo Madeira e Açores. O objetivo é garantir a igualdade de acesso a todos os serviços financeiros em Portugal, independentemente da localização.
A empresa, através da PAGAQUI, prevê obter autorizações regulamentares para oferecer uma gama mais ampla de serviços, incluindo ser promotor de serviços bancários e agente de envio de remessas para o estrangeiro.
"Numa era onde a digitalização é predominante, a PAGAQUI traz calor humano e proximidade ao processo, algo cada vez mais raro e valioso. Com a Eupago conseguirá levar o digital para o offline e transformará os pontos de venda em hubs de serviços digitais. Esta abordagem reforça o compromisso da Eupago em moldar o futuro dos pagamentos e serviços, unindo o melhor dos dois mundos: a eficiência do digital e a necessidade e a proximidade do offline”, conclui José Veiga.
Entre as suas atividades mais relevantes, destaca-se o papel central que a PAGAQUI desempenhou na implementação dos programas IVAVOUCHER e AUTOVOUCHER, fundamentais no apoio a empresas, comerciantes e consumidores durante a pandemia de Covid’19.